90.º aniversário do PC da China

PCP saúda os comunistas<br>e o povo chinês

Por ocasião da celebração dos 90 anos do Partido Comunista da China (PCC), o Comité Central do Partido Comunista Português endereçou ao Comité Central do PCC uma saudação que abaixo publicamos na íntegra.

 

«Queridos camaradas,

«Por ocasião do 90.º aniversário do Partido Comunista da China transmitimo-vos, e por vosso intermédio aos comunistas e ao povo chinês, as calorosas felicitações e saudações dos comunistas portugueses, desejando ao PCC muitos sucessos no exercício das suas grandes responsabilidades à frente da República Popular da China.

«Desde a sua fundação, em 1 de Julho de 1921, percorrendo um longo, difícil e acidentado caminho, o Partido Comunista da China conduziu uma heróica luta de emancipação nacional e social que culminou com a vitória sobre a reacção feudal e burguesa, a libertação do colonialismo e derrota do invasor japonês, a conquista do poder e a fundação da República Popular da China, com o empreendimento de profundas transformações económicas, sociais e culturais orientadas para o socialismo.

«A história do movimento comunista e a experiência da própria China mostrou que a construção da nova sociedade sem exploradores nem explorados é mais difícil e complexa do que há décadas supúnhamos, mas mostrou também que só o socialismo pode salvar a humanidade da barbárie capitalista, que “só o socialismo pode salvar a China”. Por isso o PCP acompanha com grande atenção a actividade do PCC. Não ignorando dificuldades e desafios que os comunistas e o povo chinês enfrentam no sempre complexo caminho do socialismo, valorizamos muito os resultados alcançados na promoção social e cultural do povo chinês, na solução de problemas de colossal dimensão, na edificação de uma grande e próspera nação.

«A China é hoje uma realidade incontornável nas relações internacionais e acompanhada com atenção por todos os povos vítimas da exploração capitalista e da ingerência e agressão imperialista, por todas as forças que lutam pela liberdade, o progresso social, a paz e o socialismo. O avanço da China pelo caminho do socialismo é do interesse, não apenas dos comunistas e do povo chinês, mas dos comunistas, dos progressistas e dos povos de todo o mundo.

«Confirmando a nossa vontade de reforçar as relações entre os nossos dois partidos e formulando os melhores votos à acção do PCC, enviamo-vos as nossas melhores saudações».



Mais artigos de: Internacional

PCP solidário com a revolução

O Partido Comunista Português fez-se representar na cerimónia que anteontem assinalou, em Lisboa, o Bicentenário da Independência da Venezuela. Vasco Cardoso, da Comissão Política do Comité Central, e Pedro Guerreiro, do Comité Central, participaram na...

O imperialismo quer subjugar<br>um país rico e soberano

Recentemente regressado da Líbia, onde participou numa Conferência Internacional promovida pela Associação de Advogados e Juristas do Mediterrâneo, Silas Cerqueira sublinhou ao Avante! a necessidade da mobilização pelo fim imediato dos bombardeamentos, alertou para a possibilidade do início de uma terceira fase na agressão ao povo líbio, e salientou algumas das razões que estão na base da campanha imperialista contra o território.

Milhares denunciam<br>farsa no referendo

Com manifestações nas principais cidades do país, milhares de marroquinos demonstraram que não aceitam as reformas constitucionais concedidas por Mohamed VI, e acusam o monarca de ter promovido uma farsa eleitoral no referendo da passada sexta-feira.

Egípcios voltam à Praça Tahir

Centenas de milhares de egípcios voltaram a encher a Praça Tahir, no centro do Cairo, para exigirem a aceleração dos processos judiciais contra os antigos dirigentes do regime, acusados de corrupção e despotismo, e o saneamento do Ministério do Interior e das forças...

Testemunha assassinada

O jornalista Luis Eduardo Gómez, testemunha em processos judiciais contra políticos vinculados ao paramilitarismo e ao terrorismo de Estado na Colômbia, foi assassinado, quinta-feira, dia 30 de Junho, na região de Antioquia. Um dos filhos do jornalista baleado com cinco tiros à...

Milhares recebem Chávez em Caracas

Depois de ter sido submetido a uma imprevista intervenção cirúrgica em Cuba, o presidente Hugo Chávez regressou à Venezuela, segunda-feira, 4, e dirigiu-se ao povo para agradecer as repetidas manifestações de preocupação durante o período em que esteve...

Protestos valem detenção

Um grupo de manifestantes norte-americanos foi preso durante um protesto contra os cortes orçamentais impostos pelo presidente da Câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg. De acordo com informações fornecidas ao Avante! pelo semanário Workers World, os 13 detidos, entre as quais a...